Os pacientes atendidos pela UnicaFisio, em Mogi das Cruzes, participaram na última sexta-feira de uma palestra sobre violência contra os idosos. O evento marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15. Além de receber orientações, eles puderam tirar dúvidas em uma roda de conversa.
A palestra foi ministrada pela médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mogi, Tereza Nihei, e pela presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi, Juraci Fernandes. A UnicaFisio atende mogianos com idade a partir dos 60 anos. No espaço, eles têm acesso ao atendimento de fisioterapia e reabilitação, além de oficinas, como de informática e artesanato.
De acordo com a médica da Vigilância Epidemiologia e membro do Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, os idosos são vítimas, especialmente, da violência psicológica. "Às vezes, a pessoa não percebe, acha normal falarem de maneira um pouco ríspida e ofender. Quando a idade vai avançando, os idosos também são vítimas da negligência, pois ficam dependentes de outra pessoa para suas necessidades básicas, como se alimentar", acrescentou.
A agressão física também figura entre as que mais atingem as pessoas acima dos 60 anos. "Contamos, ainda, com a violência patrimonial e econômica, mas não temos muito registros, pois, muitas vezes, quem comete os crimes são os próprios parentes da vítima. Das cerca de 1,5 mil e 1,8 mil violências registradas no Comitê por ano, apenas 4% ou 5% se referem aos idosos. As denúncias tem aumentando, mas o silêncio ainda reina", ressaltou Tereza. De acordo com a médica, as denúncias podem ser feitas pelo telefone, o Disque 100, ou em unidades de saúde.
Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, a denúncia sobre violência contra os idosos pode partir de qualquer cidadão. "É um exercício de cidadania e uma obrigação. Inclusive, está no artigo 6º do Estatuto do Idoso, que todo o cidadão deve denunciar quando suspeita de maus tratos. As denúncias podem ser feitas no Conselho Municipal do Idoso, no Ministério Público e nas delegacias, não precisa ser necessariamente apenas nas Delegacias do Idoso", detalhou. O telefone do Conselho Municipal do Idoso é (11) 4798-4716.