Uma comitiva chinesa da cidade de YongKang visitará Mogi das Cruzes em julho para assinar o termo de cidade-irmã com o município para cooperação socioeconômica. A informação foi divulgada ontem pelo vice-prefeito Juliano Abe (MDB), que retornou nesta semana de uma viagem a trabalho ao país oriental, durante inauguração da 82º Academia da Terceira Idade (ATI) no bairro Jardim Aracy.
Com a assinatura do termo, Mogi abrirá as portas para investimentos de empresários chineses, principalmente com a implementação de indústrias. "Foram dias com agendas muito longas, mas extremamente proveitosos, pois conseguimos novos relacionamentos diplomáticos que podem estabelecer parcerias na cidade nos setores Industrial e de ferramentaria", explicou Abe.
Antes de retornar ao Brasil, o vice-prefeito também conheceu a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, onde conheceu uma feira de negócios. Abe quer utilizar a ideia em Mogi das Cruzes. "Passei por Dubai em uma feira promovida pela província chinesa que visitamos e conversei com os organizadores e expositores do evento, o que me deu uma percepção muito clara de que é algo que queremos trazer para Mogi", destacou.
ATI
Em menos de duas semanas, a Prefeitura de Mogi inaugurou duas ATIs, uma no distrito de Jundiapeba, na semana passada, e outra ontem, no Jardim Aracy. Os moradores do bairro podem praticar as atividades físicas nos equipamentos localizados na avenida Benedito Pereira de Faria, em frente ao CEIM Professora Maria Aparecida de Campos Masci Faria. A inauguração contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB), do secretário de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães e do vereador Edson Santos (PSD), nascido no bairro. "Os moradores do Jardim Aracy estavam cobrando uma ATI no bairro", disse o vereador Edson Santos.
A importância da ATI é refletida na Secretaria de Saúde, já que juntamente com a pasta de Esporte e Lazer, fazem um trabalho de conscientização para que as pessoas pratiquem atividades físicas, evitando, assim, problemas de saúde.