Morreu aos 88 anos, às 2h30 de ontem, José Carlos Miller da Silveira, o Professor Tuta, muito conhecido em Mogi das Cruzes por suas contribuições para o desenvolvimento do esporte na cidade. Ele se tratava de um câncer nos ossos, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. O sepultamento será hoje, às 8 horas, no Cemitério São Salvador.
O Professor Tuta foi um dos precursores do basquete em Mogi das Cruzes treinando equipes universitárias e nas escolas da cidade, a partir da década de 1950.
Paulistano, o professor Tuta chegou a Mogi em 1957, mas foi em 1962 que começou sua carreira de técnico desportivo na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Como técnico, foi campeão brasileiro dos Jogos Estudantis do Ensino Médio, em Belém. Em 1973 iniciou a trajetória de técnico de basquete e handebol na Faculdade de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Ele também dirigiu a seleção paulista universitária e, em 1975, foi considerado o melhor técnico paulista do ano.
Em 1993, Tuta ocupou o cargo de secretário de Esportes de Mogi. Em sua gestão, houve a reforma dos centros esportivos e, segundo ele, o incentivo à prática de outros esportes menos populares, como o atletismo e o beisebol.
Um desses jovens que despertaram para o esporte por ele foi Nilo Guimarães, ex-armador da seleção brasileira e hoje secretario de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes. "Muitas pessoas não sabem por que a cidade tem tanto amor ao basquete. Na verdade, tenho absoluta certeza que é por ele. Vinte anos antes ele fez um trabalho bacana com a minha geração, com o pessoal antes de minha também", ressalta Nilo.
*Texto supervisionado pelo editor.