O programa Desenvolve Mogi, destinado ao desenvolvimento econômico e social por meio da adequação das empresas à atual realidade tecnológica e da requalificação da mão de obra, lançado oficialmente na segunda-feira passada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), tem a seu favor a infraestrutura e a localização privilegiada do município.
Mogi fica no coração da região mais dinâmica do Brasil e principal mercado consumidor do país: a Região Metropolitana de São Paulo. Está a poucos quilômetros dos principais centros comerciais, econômicos e de transporte e conta com duas das mais importantes rodovias nacionais: a Ayrton Senna/Carvalho Pinto e a Dutra. São condições que já garantem o interesse de empresas e investidores e a consequente geração de bons empregos.
O município também é servido por malha ferroviária, ligando-o ao porto de Santos e aos principais centros de produção e consumo. Está a 30 quilômetros do principal aeroporto de passageiros e de cargas do Brasil, em Guarulhos, e a cerca de 100 quilômetros do maior porto da América Latina.
Uma das grandes apostas da cidade é o Distrito Industrial do Taboão. Aposta para o presente e para o futuro, por ser a maior área industrial disponível e com infraestrutura na Região Metropolitana de São Paulo, com cerca de 15 milhões de metros quadrados disponíveis para ocupação industrial. E também pela logística favorável, que será ainda melhor quando for concluído o trecho norte do Rodoanel.
Além disso, para atender empresas e a geração de empregos, foi criada a Sala do Empreendedor, que reúne todos os departamentos, não apenas da prefeitura, mas de outros órgãos que participam da abertura de uma empresa. Novos procedimentos e fluxos de trabalho foram implementados e, com isso, o prazo de abertura, que demorava cerca de cinco dias úteis, passou para apenas 24 horas.