As cidades do Alto Tietê poderão compartilhar os serviços dos Guardas Civis Municipais (GCMs) para aumentar o efetivo em eventos ou ações que exijam o reforço da segurança pública. É o que rege o Termo de Cooperação aprovado pelos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Apesar de ainda não existir data para a implantação da nova medida, a entidade notificou que tudo será o feito o mais breve possível.
A publicação oficial do acordo ocorreu na sexta-feira e, conforme aponta o documento, não está prevista a transferência de recursos financeiros para os municípios, portanto, cada cidade é exclusivamente responsável pelas despesas relativas às atribuições e participações das forças de segurança.
Além do reforço nas ações de combate à criminalidade, o Termo de Cooperação também prevê a qualificação técnica dos profissionais. Os municípios que não possuem equipes de GCMs também poderão solicitar o serviço de outras cidades.
Mais reforços
O coronel Wagner Tadeu Prado, do Comando de Policiamento de Área 12 (CPA/M-12) de Mogi das Cruzes, anunciou na quinta-feira passada a aquisição de quatro unidades de drones para o auxílio no combate à criminalidade no Alto Tietê. O pronunciamento ocorreu por meio de um vídeo publicado em uma rede social. Na publicação, o chefe da Polícia Militar na região  também afirmou que os equipamento devem servir para o acompanhamento de manifestações e coberturas de eventos nas cidades sob responsabilidade do
CPA-M/12, com o objetivo de gerar mais segurança. Os equipamentos serão distribuídos para o 17º Batalhão de Mogi, o 32º de Suzano e o 35º de Itaquaquecetuba.
*Texto supervisionado pelo editor.