Sindicatos, trabalhadores e estudantes suzanenses participaram ontem da greve geral que contou com protestos nas principais ruas do centro de Suzano. O motivo da mobilização foi o projeto de reforma da Previdência e aos cortes da Educação. A manifestação começou às 9 horas com os sindicatos se reunindo na praça dos Expedicionários, se encontrando e realizando ações como arrumar bandeiras e estender faixas. Às 10 horas os manifestantes começaram a realizar uma passeata na rua General Francisco Glicério, até a praça João Pessoa, permanecendo no local até as 11h30.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, Pedro Benites, afirmou que a greve e as manifestações são um modo da população mostrar que não concorda com a reforma. "Esses projetos do governo só vão prejudicar o povo brasileiro, nós não vamos ter nenhum tipo de segurança em relação a aposentadoria. O que estão propondo não vai funcionar aqui no Brasil. Por isso nós, do sindicato, nos juntamos à causa, para lutar pelos nossos direitos''.
Uma das entidades que tiveram um grande peso na greve em Suzano, ajudando com carros de som e faixas, foi o Sindicato dos Trabalhadores de Cozinha Industrial e Merenda Escolar. O presidente, Júlio César explicou que os cozinheiros são os que mais sofrerão com a mudança na aposentadoria. "Todos nós queremos aposentar, mas com essa reforma nós não vamos poder fazer isso. Onde já se viu aposentar somente pela idade? Nós estamos aqui justamente por estarmos dentro do meio industrial e infelizmente acabamos sofrendo com essas mudanças também'', contou.
Também participaram do ato o Sindicato dos Professores do Ensino Estadual (Apeoesp), Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Papeleiros, Sindicato da Construção Civil (Sintracon), Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Trabalhadores de Cozinha Industrial e Merenda Escolar (Sindi), Sindicato dos Bancários, Sindicatos dos Funcionários da Educação (Afuse), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, movimentos estudantis e a Frente Feminista.
*Texto supervisionado pelo editor.