A Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, foi classificada no 11º lugar entre as 50 melhores escolas estaduais do Brasil no desempenho do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) do ano anterior, com média das provas objetivas de 635,83, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgados pelo governo do Estado. Entre as melhores instituições, também está a Etec de Poá, na 30ª colocação, com média de 614,52. A líder nacional é a Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, de Pernambuco, que obteve média de 674,58.
No ranking das 60 escolas públicas em nível estadual que também obtiveram melhor desempenho no Enem estão listadas as cidades de Suzano, Mogi e Poá. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), localizado em Suzano, ocupa o 5º lugar das melhores classificações, com média de 645,33. Em Mogi, a Etec Presidente Vargas ficou na 8ª posição e a Etec de Poá, na 25ª. Em São Paulo, o 1º lugar ficou com o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldan (Unesp), de Bauru, com a média de 671,36 nas provas objetivas.
A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, comentou sobre a colocação das unidades. "O desempenho dos nossos alunos é um motivo de grande orgulho para a instituição. O Centro Paula Souza investe na capacitação de professores e na atualização dos currículos em sintonia com o mercado de trabalho", afirmou.
A Etec de Mogi oferece cursos de Administração presencial ou a distância, Automação Industrial, Comércio, Edificações, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Mecânica, Nutrição e Dietética, Produção de Vidro, Secretariado e de Segurança do Trabalho.
Já na unidade de Poá, estão disponíveis os cursos de Administração presencial ou a distância, Desenvolvimento de Sistemas e Secretariado. O IFSP de Suzano oferece cursos nas áreas de Automação Industrial e Comércio.
Para se candidatar às Etecs, os interessados precisam realizar uma prova com 50 questões de múltipla escolha. Já os estudantes do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, ou jovens e adultos interessados em estudar no Instituto Federal não fazem prova. As competências dos candidatos são analisadas pelo currículo escolar do último ano do Ensino Fundamental, especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
* Texto supervisionado pelo editor.