A estrada Kem Saito, no bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes, é motivo de problemas para os moradores há cerca de dez anos. É o que afirmou o segurança Ronaldo Leme, de 51 anos morador do bairro. Em denúncia, o segurança contou que a falta de asfalto e nivelamento da rua impossibilita o tráfego de carros, ônibus e vans escolares em dias chuvosos.
Ainda de acordo com Leme, os motoristas precisam buscar rotas alternativas quando chove, já que é impossível transitar pela estrada em razão dos alagamentos. "Nós já entregamos diversos documentos à prefeitura para exigir melhorias, mas nada aconteceu", lamentou.
Próximo à estrada está a Escola Municipal Rural Bairro São João, que também sofre com os prejuízos das más condições da via. Os alunos não conseguem fazer o mesmo caminho para chegar até a escola, é necessário que as vans escolares utilizem outra rua ou avenida.
Segundo o mogiano, uma revitalização começou a ser feita no ano anterior, mas durou pouco e não foi concluída. "Em agosto passado, a prefeitura começou uma obra para melhorar a estrada, mas só durou um dia. Depois disso, ninguém mais apareceu e nós continuamos enfrentando o mesmo problema com os alagamentos".
Em resposta à denúncia, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que todas as estradas passam por manutenção constante. "Estradas vicinais não são asfaltadas devido a suas particularidades, exceto em pequenos trechos para melhorar as condições de tráfego de caminhões e ônibus em subidas, ou em outros locais para minimizar eventuais transtornos". A pasta também afirmou que fará uma inspeção na Kem Saito para avaliar as melhorias que podem ser feitas no local.
*Texto supervisado pelo editor.