Ponto alto da programação folclórica da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, a Entrada dos Palmitos espera atrair hoje um público de 40 mil pessoas para assistir ao cortejo, previsto para iniciar às 9 horas, em frente à Capela de Santa Cruz, na rua Doutor Ricardo Vilela, na altura do número 1.200.
Os participantes devem se reunir no local a partir das 8 horas. Após a procissão, que representa a época da colheita, da fartura, é servido o Afogado do Povo, gratuitamente, na área da Quermesse, no Centro Municipal Integrado "Deputado Maurício Nagib Najar", no Mogilar.
Veterinários
Neste ano, a exemplo do que ocorreu no ano passado, a Entrada dos Palmitos contará com a presença de médicos veterinários para sanar qualquer eventualidade que possa vir a ocorrer durante o cortejo com um dos 400 animais, entre bois e cavalos, além das charretes, vindas de cidades como Santa Isabel, Salesópolis e Nazaré Paulista participam do cortejo. E há uma novidade para este ano, conforme explica o coordenador Glauco Riccieli, que conta com o apoio de 150 pessoas trabalhando na organização do evento e que prevê a participação de até 6 mil pessoas: "Vamos iniciar a tradição de colocar a Bandeira da Entrada dos Palmitos. O bandeireiro irá levá-la na frente dos animais. Essa bandeira irá ficar por décadas, se Deus quiser, séculos. Ele será entregue aos festeiros, assim que o bandeireiro passar em frente ao palco, que será instalado próximo à Catedral de SantAna".
Fim do trajeto
Os devotos seguem em cortejo pela rua Doutor Ricardo Vilela, no centro, até chegar à rua Doutor Deodato Wertheimer para acessar a rua Doutor Paulo Frontin e assim, finalmente, chegar à Catedral de SantAna.