A empresa 99 entregou a documentação necessária para a realização do cadastro em Mogi das Cruzes à Secretaria Municipal de Transportes, visando se regularizar para a prestação de serviço. Aos poucos, a situação que há meses se tornou caótica - quando a administração municipal aplicou 30 multas às empresas 99 e Uber por não concordarem com as leis do município para a prática do serviço - parece estar perto de ser definida, tanto para os motoristas, empresas atuantes no setor e prefeitura.
O Executivo de Mogi das Cruzes pediu dez dias para que a documentação apresentada passe por análise dos setores competentes.
Como antecipado pela reportagem em matéria publicada na última terça-feira, a empresa seguiria um movimento natural ao se regularizar na cidade, visto que Uber, empresa com maior número de motoristas cadastrados e de usuários, também realizou o cadastro e deixou de ser autuada. A Associação de Motoristas de Aplicativo da Região do Alto Tietê (Amarat), frisou, porém, que as autuações aos motoristas que utilizam a plataforma 99 continuarão sendo aplicadas durante este período em que a administração municipal estuda os documentos encaminhados pela empresa.
Além disso, o presidente da Amarat, Maicon Silva, afirmou que está orientando os motoristas que prestam serviço pela 99 para que neste tempo de incertezas não utilizem o aplicativo para não correr o risco de serem autuados. "As multas ainda estão sendo aplicadas aos motoristas e vai seguir assim durante esse período de dez dias, por isso, é melhor evitar (a prestação do serviço)", destacou Silva. Ele ainda fez questão de ressaltar que o papel da associação é agilizar os processos para que os motoristas tenham liberdade para trabalhar.
A reportagem tentou entrar em contato com a 99, mas a empresa não respondeu as solicitações.
Passo a passo
Com o recente cadastro da 99 - pelo menos é isso que a empresa sinalizou com a entrega da documentação - três plataformas estão regularizadas em Mogi: Zomm, primeira a realizar a formalidade; Uber e 99. Vale ressaltar que tanto Zomm quanto Uber fizeram questão de realizar o cadastramento com algumas ressalvas, apontando não estarem de total acordo com os pontos expressos na lei municipal.
*Texto supervisionado pelo editor