A Secretaria de Estado de Educação promoveu diversas análises de desempenho para 91 dirigentes regionais de ensino por meio de entrevistas qualitativas com o objetivo de obter resultados sobre competências dos profissionais. Ao todo, 26 profissionais não "passaram nos testes" e foram exonerados anteontem dos cargos. Entre eles, duas profissionais que respondiam pela Diretorias de Ensino de Suzano, que abrange Ferraz de Vasconcelos, e Mogi das Cruzes, que também responde por Biritiba Mirim e Salesópolis. Em Suzano, Vera Lúcia Miranda foi quem recebeu a exoneração do cargo, já em Mogi, Araci Nunes Camargo deixou as atividades. Outros oito dirigentes do Estado deixaram o comando em razão de aposentadoria.
De acordo com informações da pasta responsável pela educação estadual, os motivos dos afastamentos dos funcionários são a não adequação de competência exigida pelo cargo. A substituição temporária teve início ontem e será encerrada após o resultado do processo seletivo para a nova contratação efetiva, que terá inscrições abertas a partir de amanhã e segue até dia 28.
Para se candidatar a uma vaga, é preciso que os profissionais tenham formação superior ou pós-graduação nas áreas da educação ou ser titulares do quadro de magistério estadual. Além disso, outra restrição é que os candidatos tenham, no mínimo, dez anos de experiência como docente.
As vagas estão disponíveis para as Diretorias Regionais de Ensino na Capital (Centro-Oeste, Leste 1, Leste 2, Leste 3, Sul 1 e Sul 2); na Grande São Paulo (Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco e Suzano); e no Interior (Adamantina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Birigui, Bragança Paulista, Campinas Oeste, Capivari, Itapeva, Itararé, Jacareí, Jales, José Bonifácio, Limeira, Lins, Marília, Miracatu, Pindamonhangaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Roque e Sumaré).
O método de avaliação do processo seletivo tem também o fundamento com foco na competência profissional e as formas de tomada de decisões, que será efetuada em sete etapas. Os candidatos também serão submetidos a uma entrevista com o secretário da Educação Rossieli Soares.
Antes da dirigente Araci Nunes Camargo assumir o cargo em Mogi, Rosania Morales era a titular. Ela deixou o cargo por decisão própria após exercer o comando regional por quatro anos. Segundo ela, a medida foi tomada para que ela conseguisse se dedicar a projetos pessoais, como a produção de um livro.
*Texto supervisionado pelo editor.