A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será uma das 12 festividades do Brasil que vão compor o documentário "A terceira era do Espírito Santo: a fé, a festa e a utopia", do famoso cineasta Rosemberg Cariry. O documentário tem previsão de lançamento para maio do próximo ano.
A importância da Festa do Divino e o fato de ela ser a mais antiga dentre outras tantas celebradas pelo Brasil - neste ano o evento completou 406 anos de fé e devoção - chamaram a atenção de Cariry, que fez uma ampla pesquisa sobre a festa da cidade antes de optar por enviar um profissional de sua equipe para documentar o evento.
Coube ao também cineasta e produtor cultural Calebe Augusto Pimentel a missão de registrar a festividade religiosa e folclórica de Mogi. Ele acompanhou toda a programação da Festa do Divino, desde as Alvoradas, as missas da novena preparatória, Passeata das Bandeiras, missa campal, dentre outras atividades da festa, que conta, ainda, com atrações na quermesse, onde pratos típicos, como o afogado e o tortinho, também foram registrados.
"Foram dez dias intensos de muito trabalho, desde às 4 horas, começando com a Alvorada, até pouco mais da meia-noite, todos os dias. Fiz 30 entrevistas, com uma média de duração de 30 minutos (cada), mais de duas mil fotografias. Estou com um material bem amplo de todos os aspectos desta rica festa, que envolve fé e cultura popular, demonstrando a devoção que o povo tem pelo Espírito Santo", revelou o cineasta.
Alimentos
A Festa do Divino continua rendendo frutos, mesmo após o seu término. A Associação Pró-Festa do Divino fez a doação de duas toneladas de alimentos para sete entidades assistenciais que não participam da quermesse da festividade religiosa e folclórica. A entrega dos alimentos foi feita na tarde de ontem, na sede da Pró-Divino, no Mogilar.
Os mantimentos foram arrecadados ao longo da festa, que neste ano teve o tema "Divino Espírito Santo, renove a nossa fé e a transforme em missão" e o casal Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz como festeiros e Antônio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado como capitães de mastro. O kit é composto por açúcar, farinha de mandioca, farinha de milho, farinha de trigo, feijão, fubá, leite condensado, macarrão, óleo e vinagre.
"Esse momento de partilha é uma alegria, além de ser mais uma tradição da Festa do Divino. É mais um ato de amor que este maravilhoso evento pode proporcionar. Que estes alimentos abençoados possam se multiplicar e fortalecer aos que deles vão se beneficiar", disse a festeira Sueli.
O capitão de mastro Antônio Mercado acredita que, "quem dá recebe em dobro". "Rendemos graças a Deus a tudo o que fazemos com amor. Esta doação é um gesto simbólico, mas estamos tendo a oportunidade de atender a ajudar mais entidades, além das que já participaram da Quermesse. Isso é obra do Divino", comentou Mercado.