A situação dos cemitérios de Mogi das Cruzes voltou a ser assunto ontem em sessão no Legislativo, principalmente pelo fato de os dois espaços municipais - São Salvador (no Parque Monte Líbano) e o da Saudade (em Braz Cubas), estarem lotados. De acordo com o vereador Mauro Araújo (MDB), em conversa ontem com o prefeito Marcus Melo (PSDB), serão construídos 230 nichos nos cemitérios para liberar espaço. Desde 2017, os parlamentares já haviam começado a discutir a situação e chegou a ser estudada a criação de um novo cemitério na cidade.
A lotação está tão avançada que, segundo relatos fornecidos ao vereador Iduigues Martins (PT), "há pessoas estão sendo enterradas na rua". "Conversando com um munícipe, ele me contou que o pai dele foi enterrado no meio da rua", disse. Na realidade, por não terem espaço para enterrar os corpos, algumas vias internas dos cemitérios estão deixando de existir para dar lugar aos túmulos. "Não quero fazer alarmismo, mas estão extinguindo alguns acessos entre os túmulos devido à falta de espaço. Essa é uma situação gravíssima e temos uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar desse problema", destacou Araújo.
Além da lotação dos cemitérios, a falta de espaço para realizar os funerais no velório municipal também foi assunto entre os vereadores. Protássio Nogueira (PSD) disse que há seis salas para velório, no entanto, o espaço precisa ser ampliado, devido à alta demanda. "O velório municipal precisa ser ampliado, espaço tem, só que também já passou da hora de ter um projeto de crematório ou cemitério vertical em Mogi", relembrou.
Brinquedos
Uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Estevam Galvão (DEM) foi enviada ontem ao vereador Otto Rezende (PSD) para a compra de brinquedos adaptados para crianças portadores de necessidades especiais nos parques municipais. "Com esse dinheiro vamos conseguir colocar uns 20 brinquedos nos parques, será algo magnífico. Alguns lugares já utilizam desses brinquedos adaptados. É um trabalho importante de inclusão", ressaltou Rezende.
Idoso
O vereador Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, protocolou ontem uma indicação ao Executivo para que os idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais sejam isentos da tarifa do estacionamento rotativo - Zona Azul. O documento foi aprovado ontem. (L.P.)