A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza na próxima terça-feira, às 18h30, a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, o projeto de lei da prefeitura referente aos serviços e gastos para o ano de 2020 será exposto à população. É nesse encontro que a sociedade e os vereadores poderão tomar decisões para alterar ou manter os projetos previstos pela administração municipal.
Nos últimos dias, a câmara realizou duas palestras para explicar o que é a LDO, sendo uma na sede do poder Legislativo e outra na associação comercial da cidade. Nesses eventos, a população pôde aprender o que significa essa lei e como o cidadão faz para alterá-la, caso as propostas da prefeitura não satisfaçam a necessidade da maioria.
A participação das pessoas é importante, como comprovou a palestrante e oficial administrativa da câmara, Adriana Patrícia Loureiro Guimarães: "Quando instituiu o orçamento participativo, a prefeitura de São Paulo levou propostas como construção de hospitais e escolas em um bairro da periferia, porém os moradores se uniram e disseram que não queriam nada disso, que eles queriam áreas para a prática de esportes, pois acreditavam que somente o esporte manteria seus filhos longe das drogas", exemplificou ela.
Portanto, apontar o que as pessoas mais precisam é uma forma de indicar o que a prefeitura deve fazer no próximo ano com o dinheiro público. A LDO será votada pelos vereadores na última sessão deste semestre, por isso é importante eles ouvirem a população para darem um voto consciente e útil a favor do município.
O presidente da câmara, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Santiago (PSD), e os membros da comissão, vereadores Adriana Aparecida Felix (PSDB) e Armando Neto (Patriota), convidam toda a população para assistir à audiência da próxima terça. A lotação máxima no plenário é de cerca de 100 pessoas sentadas com segurança.