Preparação e estrutura. Dois itens indispensáveis para se obter sucesso em qualquer segmento, ainda mais no esporte coletivo, como é o caso do futebol. Parte dessa estrutura passa muito pelos alojamentos dos times, onde os atletas podem se hospedar e conviver com os companheiros de clube. Os jogadores e comissão técnica do União Futebol Clube, time que hoje é o único da região a contar com essa ferramenta, não podem reclamar neste sentido. Hoje, os atletas estão alojados no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), no km 68.
Além dos quartos em que os jovens dormem, o espaço conta com campo profissional, outros dois campos com medidas reduzidas, piscinas para recuperação e lazer dos jogadores, quadra poliesportiva e um ginásio com quadra coberta, usada principalmente nos dias de chuvas com trabalhos físicos. Todos esses equipamentos estão à disposição do treinador Gelson Fogazzi e seus comandados para reverter a difícil situação no Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, a Segundona.
O próprio treinador garantiu que se a estrutura fosse oferecida aos atletas e à comissão desde o começo da competição, a realidade seria outra e o time já estaria classificado para a próxima fase. "Eu falo hoje em 300% de melhoria (com a mudança). Mudamos a maneira de trabalhar, hoje temos ginásio, piscina, o campo. Aqui a gente come, descansa, dorme e trabalha", frisou Fogazzi.
Há aproximadamente 20 dias, o time estava alojado em uma casa alugada na rua Padre João, no centro da cidade, onde não havia campos nem quadra para treinamentos. "Não tínhamos a mínima condição de fazer um trabalho de finalização, por exemplo", relembra Fogazzi. "Aqui (no novo centro de treinamento) temos tudo que precisamos", destacou.
Além da comissão técnica, que elogiou e agradeceu pelo novo espaço de trabalho, os atletas também se mostraram satisfeitos com a estrutura disponível. O goleiro Caio Fernandes, conversou com a reportagem e confirmou as palavras do comandante. "Ajudou muito o time, pelo campo estar mais perto, com as piscinas, ficou bem melhor", destacou.
O atacante do time, Wagner Rodrigues, classificou como um fator importante a mudança de alojamento e disse que o União FC ganha mais condições para trabalhar. "No outro alojamento não havia a estrutura daqui. Além disso, o convívio com os companheiros de time ajuda no entrosamento dentro de campo.
Campo preservado
A única restrição imposta para a comissão técnica é em relação à utilização do campo principal, que pode ser usado quatro vezes na semana, visando a preservação do gramado, principalmente em épocas de chuvas.
*Texto sob supervisão do editor