Os casos de tráfico de drogas caíram 11% no período de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, nas cinco cidades mais populosas do Alto Tietê. Nos primeiros cinco meses foram registrados 458 ocorrências em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano e, em 2018, nos mesmos municípios, 520 casos foram informados.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), um dia antes da celebração do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, data anual criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e são referentes às estatísticas de Produtividade Policial.
Nos primeiros cinco meses deste ano Mogi das Cruzes foi a cidade que mais registrou casos, 162 ao todo, no entanto, quando comparado com o mesmo período do ano passado, é possível observar uma queda de 6% nas ocorrências, já que em 2018 foram registrados 173 casos de tráfico. Em seguida está Itaquaquecetuba, com uma queda nas apreensões na ordem de 19% em relação aos períodos, já que de janeiro a maio deste ano houve 130 casos na cidade, enquanto que no ano passado, foram 162.
A queda nas ocorrências em Suzano foi pequena, atingindo apenas 2%. Em 2018 a cidade registrou 105 casos de venda de entorpecentes, já no mesmo período do ano passado foram 108 ocorrências. Em Ferraz de Vasconcelos a queda foi significativa: 35%. No ano passado, de janeiro a maio, foram registradas 57 ocorrências de tráfico de entorpecentes e este ano, 37. Já Poá apresentou um aumento percentual de 20%. De janeiro a maio deste ano ocorreram 24 casos enquanto que no mesmo período do ano passado foram 20 apreensões de entorpecentes.