Motoristas do sistema de transporte coletivo e operadores do estacionamento controlado de Mogi das Cruzes participaram, na manhã de ontem, de uma capacitação sobre atendimento à pessoa com deficiência. A atividade faz parte das ações do Maio Amarelo no município e contou com a participação do coordenador do Paradesporto e bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto.
"É importante mostrar as dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Tínhamos problemas no transporte, mas hoje a situação no transporte coletivo está bem diferente. Os motoristas têm uma dinâmica muito boa com as pessoas com deficiência e muitos são amigos dos PCDs", destacou Dirceu.
Além da palestra do bicampeão paralímpico, também foi realizada uma atividade com paratletas do Centro Municipal do Paradesporto, que fizeram uma demonstração sobre bocha adaptada. Atualmente, cerca de 840 pessoas são atendidas no local, um projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
"Hoje, temos 840 pessoas que saem de casa, fazem uma atividade física e se socializam. Além disso, para muitas dessas pessoas, o treinamento diário é o trabalho delas. Por isso, a importância do serviço de transporte", disse.
O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, destacou as ações que estão sendo realizadas em Mogi das Cruzes para a melhoria da mobilidade para pessoas com deficiência. Estão em andamento os trabalhos de implantação de 84 rampas de acessibilidade e seis travessias elevadas, com recursos do convênio da prefeitura com o Detran e de emenda parlamentar.
"Nos próximos 12 meses, serão implantadas mais 300 rampas de acessibilidade e 15 travessias elevadas, em todas as regiões da cidade. Os locais serão discutidos com o Centro Municipal do Paradesporto e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência", adiantou o secretário.