O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz de Vasconcelos realizou entre terça e quinta-feira, 624 testes rápidos de sífilis, HIV, e hepatites B e C nos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) de três escolas municipais. A ação também contou com palestras de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As unidades de ensino contempladas pela iniciativa foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Halim Abissamra, Prefeito Helmuth Hermamm Hans Louis Baxmann e Ruy Coelho. Dos mais de 600 exames realizados, foram identificados dois casos positivos de hepatite C. Os pacientes já começam o tratamento.
De acordo com o órgão, a necessidade de realizar os testes e orientações veio das prerrogativas do Programa Saúde na Escola. "As orientações contra ISTs, por exemplo, já estão previstas dentro do nosso cronograma, então era imprescindível fazê-las com a EJA", destacou Karina Rente Isidoro, coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz.
Ainda segundo Karina Rente, a iniciativa traz a conscientização, mas também maiores possibilidades de sucesso no tratamento. "Foi muito importante esta ação, pois por meio dela conseguimos detectar casos positivos de doenças, o que nos proporciona iniciar o tratamento o mais rápido possível", disse.
Vale lembrar que os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C são disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) , além do SAE, de forma gratuita. O resultado sai em poucos minutos e quem tiver interesse pode procurar um destes equipamentos de saúde de segunda e sexta-feira, das
8 às 17 horas.