As obras de reurbanização do bairro Vila Estação, em Mogi das Cruzes, estão paralisadas desde 2015, já que o repasse por parte do governo federal foi suspenso. No entanto, o Executivo mogiano informou ontem à reportagem que o projeto, que prevê a implantação de infraestrutura básica no bairro e também diversos equipamentos sociais, está cadastrado e aguardando posicionamento da Caixa Econômica Federal.
Em agosto de 2016, o Grupo Mogi News publicou reportagem com a informação de que apenas 30% do previsto do projeto foi feito, de acordo com o secretário de Obras, à época, Claudio de Faria Rodrigues. Alguns dos trabalhos pendentes incluem a criação de uma praça, implantação das redes de esgoto e a revitalização de um campo de futebol, assunto discutido na última semana pelo Legislativo.
O vereador Rodrigo Valverde (PT) levantou, em plenário, que a administração municipal pretende transformar o atual espaço do campo de futebol do bairro em uma creche e em um campo de futebol society. O parlamentar justificou à reportagem que não é contra o projeto, mas que a obra pode ser realizada em outra área. "A prefeitura vai transformar o local em uma quadra society e em uma creche, mas podem fazer isso em outro terreno do bairro. É claro que os moradores precisam de uma creche, mas que façam em outro local, sem retirar o campo histórico, que está lá desde o início da formação daquela comunidade".
Valverde também contou que aos domingos cerca de 200 pessoas se reúnem no entorno da área esportiva para assistir aos jogos locais. "Antes da prefeitura tomar uma medida precisa conversar com os moradores, então, já estamos discutindo essa situação antes de acontecer", explicou.
A reurbanização do bairro teve início em 2014 e a empresa contratada para executar os serviços, a BLK Construções, atuou na área até março de 2015, já que em função da falta de pagamentos, precisou interromper o contrato. Ainda ontem, o vereador Valverde participou, à noite, de uma reunião junto aos moradores do bairro para discutir a situação.
Em contraponto, o vereador Antonio Lino (PSD) acredita que essa reurbanização só irá acrescentar aos moradores, visto que, as crianças pequenas poderão ter uma creche perto de onde residem. "A prefeitura não vai tirar o campo, vai melhorar o local e manter as duas coisas funcionando no mesmo espaço. Para isso, precisamos buscar outra verba junto ao governo federal", ponderou.
O psdbista também destacou que conhece a Vila Estação há anos e considera perigoso deixar as crianças fazerem um trajeto extenso para chegar até a creche mais próxima. "Quero atender o esporte e a educação, sem que um tome o lugar do outro. É perigoso  fazer com que as mães e as crianças atravessem o viaduto para ir até uma escola. Toda vez que tem uma dificuldade na área é a comunidade quem vai dizer, não alguém de fora", concluiu. No entanto, não há expectativa de quando as obras poderão ser retomadas. A União foi procurada para um posicionamento, mas até o fechamento desta edição a reportagem não obteve retorno.