Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Historiador Isaac Grimberg, no Jardim Santa Tereza, fizeram ontem a limpeza das calçadas próximas à instituição de ensino e pintaram parte do muro que estava com a tintura danificada. A ação ocorre de duas a três vezes na semana e é feita com muito companheirismo e animação por parte dos estudantes.
A atividade, que faz parte do projeto Agente da Cidade, desenvolvido pela Administração Regional de Braz Cubas, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e com participação voluntária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, visa conscientizar os alunos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e os torna cada vez mais unidos e participativos.
O vice-presidente do grêmio estudantil, Lucas Guilherme, de 15 anos, contou sobre a importância de estar reunido com os colegas em torno de uma ação de zeladoria do espaço onde estudam. "Um dos pontos principais do projeto é o trabalho em equipe. É bom saber que isso fortalece nossa amizade e que podemos contar uns com os outros até mesmo fora do ambiente escolar", afirmou.
A professora e diretora da escola, Lúcia Gonçalves, elogiou a equipe e ressaltou que a instituição conta com diversos projetos. "Nós também temos oficinas de dança, parkour (método de treinamento que permite ao indivíduo ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo), violão, xadrez, entre outras. As turmas são muito participativas, nossos alunos são maravilhosos", destacou.
O administrador regional de Braz Cubas, Evanildo Ferreira, disse que um dos principais assuntos tratados no projeto Agente da Cidade é a conscientização sobre o microlixo, já que muitas pessoas acreditam que jogar papel de bala no chão, por exemplo, não é prejudicial ao meio ambiente por ser considerado um "lixo pequeno". "O Agente da Cidade faz com que os alunos entendam desde cedo que é preciso preservar os locais públicos. Essa ação de limpar as calçadas da própria escola faz com que eles adquiram essa conscientização em outros locais, como no entorno dos bairros onde moram. É importante desenvolver o pensamento coletivo, que beneficia a comunidade como um todo", explicou Evanildo Ferreira.
O envolvimento dos alunos e dos demais participantes é completamente voluntário e, segundo informações fornecidas por alguns professores, os materiais utilizados para a limpeza são doados por empresas privadas ou pelos próprios docentes da instituição.
A escola fica na rua Fernando Namura, 120, no bairro Jardim Santa Teresa
*Texto supervisionado pelo editor.