Com o Dia das Mães se aproximando, a movimentação no comércio de Mogi das Cruzes vem crescendo. Pensnado nisso, o Procon está realizando ações de conscientização e fiscalização no comércio local, além da orientação aos consumidores. "Para quem ainda não fez a compra do presente, o Procon elencou algumas orientações para evitar problemas", explicou a diretora do Procon na cidade, Elisângela Montemor Cardoso.
O trabalho de fiscalização irá verificar questões como falta de preço nas vitrines e produtos, diferenças entre preços à vista e a prazo, publicidade enganosa, imposição de limites mínimos para compras no cartão de crédito. Na hora da compra de qualquer produto, é fundamental que a nota ou cupom fiscal sejam entregues. O manual de instrução e o termo de garantia de produtos eletrônicos, como tablets e celulares, devem ser entregues em língua portuguesa. "Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É importante que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou nota fiscal e que se faça constar as possíveis condições de troca", lembrou Elisângela.
A diretora disse ainda que nas compras feitas por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet deve-se exigir o comprovante da data de entrega que foi combinado. É importante destacar também que o prazo de desistência da compra é de sete dias de sua contratação ou recebimento do produto.
O Procon conta com quatro postos de atendimento no município: no prédio da prefeitura, localizado na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277; no Pronto Atendimento ao Cidadão de Braz Cubas da rua Capitão Francisco de Almeida, 47; no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba, que fica na alameda Santo Ângelo, s/nº e no Prédio 2 da administração municipal, localizado na rua Francisco Franco, 133, no centro