Ferraz de Vasconcelos marcou presença na 10ª Jornada Esportiva da Saúde Mental do Alto Tietê, que ocorreu na sexta-feira passada, em Poá. Aproximadamente cem pacientes dos equipamentos de saúde mental do município participaram das atividades que ocorreram durante todo o dia, com o objetivo de promover a integração entre cidades e pessoas assistidas por estes serviços.
Na oportunidade, os presentes competiram em várias modalidades, como dama, xadrez, dominó, corrida e futebol. Na classificação geral, Ferraz ficou em 2º lugar. O destaque maior foi para o futebol, que rendeu o 1º lugar à cidade. O time foi composto por pacientes dos três serviços que compreendem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), sendo o Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) e o Ambulatório de Saúde Mental. Além disso, um dos pacientes do Caps AD foi premiado como artilheiro do campeonato. Vale destacar que a ação ainda foi alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, datado oficialmente em 18 de maio.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental ferrazense, Cláudia Cássia Medeiros Santos, a classificação da cidade e a participação de cada paciente é resultado do empenho das equipes multidisciplinares. "Seja por meio de atendimento individual ou em grupo, nossos servidores sempre desenvolverão esta atenção de forma humanizada, utilizando de oficinas terapêuticas, que são oferecidas não só aos pacientes, mas também aos familiares", disse Cláudia.
O secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, ressaltou a importância dos serviços de Saúde Mental para uma sociedade sem manicômios. "Com um atendimento adequado nos dispositivos municipais conseguimos respostas positivas e concretas no cuidado com pessoas que sofrem com algum transtorno mental", destacou.