A Prefeitura de Mogi das Cruzes está iniciando a instalação de 23 novas câmeras, com investimento de cerca de R$ 500 mil. A ampliação do monitoramento visa trazer mais segurança e rapidez para resolução de crimes e irregularidades nas ruas.
Desde 2017, 17 novas câmeras já foram incorporadas à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), sendo dez câmeras no Distrito Industrial do Taboão, (parceria com a Agestab), no Parque Centenário, Sabaúna, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Industrial, passarela da rua Padre João (centro) e praça da Liberdade (Jundiapeba).
A administração municipal também vem investindo no fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM). Entre as ações desenvolvidas está a entrega de 27 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas, para a Guarda Municipal. A corporação também recebeu, no mês de março, 40 novos guardas municipais. Para este ano, há a previsão para a contratação de mais 40 servidores.
A GCM também ganhou grupos específicos de atuação. Este trabalho foi iniciado em 2017, com a criação das Rondas Escolares, que atuam nas regiões das escolas municipais. Já no ano passado, foram criadas a Patrulha Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher, e a Patrulha Rural, voltada às estradas vicinais e regiões mais afastadas, além do reforço no trabalho das Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo).
Foram criadas, ainda, três novas bases da GCM no Terminal Central e nos Parques Centenário e da Cidade. Uma nova base será construída na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento para as câmeras da região central, enquanto em Jundiapeba será construído o Polo Municipal de Segurança, com uma base da Guarda Civil Municipal, agilizando o atendimento para Jundiapeba e Braz Cubas.