Com a chegada do Dia das Mães, além da entrega de presentes, os filhos devem reconhecer o esforço que essas mulheres fazem cotidianamente para cuidar, com amor, carinho e atenção, de toda a sua família, e, ainda, conciliar essa responsabilidade com outras inúmeras atribuições, dentre elas as domésticas, como, por exemplo, manter a casa organizada e as refeições diárias preparadas. E não para por aí, muitas, ainda, têm a missão de dividir todas essas tarefas com a carreira profissional. Motivos não sobram, portanto, para parabenizar esses seres especiais. 
A vendedora Débora Vilela, de 23 anos, tem uma filha de quatro anos e é uma das mães que possuem uma jornada dupla, a de trabalhar fora de casa e ainda realizar todas as tarefas do lar. "Minha filha fica na creche em período integral, e isso me ajuda muito. Mas, quando eu chego em casa, preciso dar conta de todas as outras obrigações. É tudo bem corrido", explicou. Quando questionada sobre o tempo destinado ao lazer com a filha, Débora disse que sempre passeia com ela e considera esses momentos muito importantes.
Amanda Rodrigues, 31, não trabalha fora de casa, mas conta como é cansativo cuidar dos dois filhos e do lar. "Eu também cuido dos meus avós, então, o trabalho fica ainda mais cansativo. É preciso ter muita paciência. Às vezes, os meus filhos entendem a falta de tempo, mas eles me cobram atenção. Apesar da correria, ao menos uma vez por mês, eu saio para me divertir com eles", ressaltou.
Já a dona de casa Patrícia Dutra, 33, revelou que a filha não consegue entender que nem sempre é possível dar atenção integral à pequena, que, às vezes, chega a ficar irritada. "É difícil administrar o nosso tempo, são muitas as nossas responsabilidades. Eu procuro ter muita paciência para conseguir fazer tudo o que preciso", disse.
A dona de casa Priscila Dias, 35, tem dois filhos e também relatou o desafio de conciliar as suas diversas funções, dentre elas a de mãe e a de cuidadora da sua casa. "Se eu disser que é fácil, estarei mentindo. É bem cansativo, mas graças a Deus eu dou conta de tudo. Já que os meus filhos estudam no período da manhã, eu consigo me organizar para realizar tudo o que é possível", explicou.
*Texto supervisionado pelo editor.