Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, oficialmente celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e de outras secretarias parceiras, inicia amanhã a programação do Junho Verde, que neste ano chega na terceira edição. Será um mês inteiro de atividades especiais, com ações educativas, debates e palestras, além de medidas práticas, como plantio de mudas.
Iniciado em 2017, o Junho Verde integra várias ações na defesa do patrimônio natural. "Criamos em Mogi um mês inteiro dedicado ao meio ambiente. E isso é possível graças ao trabalho das secretarias agindo em conjunto e com os mesmos propósitos", afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
O primeiro evento, amanhã, será a Caminhada Ecológica Divino Verde. A concentração será às 7 horas, na Avenida Cívica, de onde os participantes sairão em direção ao Parque Centenário para um plantio de mudas. A ação é aberta ao público em geral.
Na semana que vem, no dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá a abertura oficial da campanha Junho Verde, na Praça da Liberdade, em Jundiapeba, que foi escolhido por ser considerado um distrito exemplo de cidadania e de proteção do plantio realizado no ano passado.
"Em 2017 foram plantadas 85 mudas e todas perdidas em atos de vandalismo. Em 2018, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente plantou outras 40 mudas e, graças ao trabalho dos moradores, elas sobreviveram e estão crescendo", explicou o diretor de Departamento da secretaria, André Miragaia.
Além da abertura oficial, haverá entrega do Certificado Mogi Verde a moradores do bairro e, ao final da solenidade, o plantio de 50 novas mudas com alunos da Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, e da Escola Estadual Cid Boucault.
Para o restante do mês, serão promovidas outras atividades ligadas ao meio ambiente.