A campanha realizada pelo Instituto de Oncologia (IO) de Mogi das Cruzes e a Santa Casa de São Paulo, no sábado passado, superou a meta de cadastros de doação de medula óssea na região. O esperado era que 150 pessoas realizassem as inscrições e o total atingido resultou em 380 pessoas.
Os dados foram informados pelo Instituto, que também comentou sobre a abrangência. "A campanha foi tão grande que obteve repercussão em nível regional. Tivemos pessoas vindas do litoral e até do Vale do Paraíba para participar", afirmou a assessoria, em nota.
O intuito da ação foi fazer com que mais pessoas fossem incentivadas a se tornarem possíveis doadores de medula óssea. As inscrições aconteceram no sábado anterior, no ConVem Patteo Mogilar, das 9 horas ao meio dia, e pessoas com idade entre 18 e 54 anos e 11 meses puderam participar.
Como já publicado pelo grupo Mogi News, durante o processo uma pequena amostra de sangue é coletada para o exame de compatibilidade (HLA), que identifica seu tipo genético. O HLA e os dados cadastrais são incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que está ligado ao Ministério da Saúde. Depois disso, sempre que houver busca por doadores, as informações serão cruzadas com as do paciente que está esperando pela cirurgia.
Além da idade mínima necessária para se cadastrar, foi preciso estar com a saúde em bom estado e não ter nenhuma doença infecciosa transmissível pelo sangue. Já em relação à documentação, os interessados levaram documentos oficiais com foto para a identificação, como o Registro Geral (RG) e a Carteira de Habilitação (CNH) ou de Trabalho.
* Texto supervisionado pelo editor.