A frota do transporte coletivo de Mogi das Cruzes ganhou ontem dez novos ônibus para a substituição de veículos que atingiram a idade média de três anos. Os novos equipamentos são da concessionária Princesa do Norte, uma das empresas que mantém o serviço na cidade. Ao todo, somando os veículos da Princesa e da CS Brasil - outra empresa que mantém a concessão do transporte coletivo-, Mogi conta com 244 veículos para atuar em 80 linhas municipais.
Por mês, cerca de 3 milhões de passageiros utilizam o transporte coletivo da cidade, conforme informação divulgada pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida. Para ele, a substituição da frota é de extrema importância quando se atinge a idade média de três anos de cada coletivo. "Estamos recebendo dez ônibus para trocar a frota e apesar da idade média dos veículos serem de três anos, eles ainda estão em boa qualidade", disse o chefe da pasta.
Na visão de Almeida, o transporte coletivo de Mogi caminha da situação regular para a boa, lembrando de situações vivenciadas pelos munícipes no passado, quando, segundo ele,  havia mais dificuldade em relação à mobilidade urbana. "O sistema de transporte coletivo no país como um todo tem passado bastante dificuldade e em Mogi, depois daquela crise do passado, o transporte é considerado de regular para bom", destacou.
De acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), os dez ônibus vão contemplar os passageiros com o sistema de internet wi-fi, com objetivo de oferecer maior conforto durante as viagens. "Os novos ônibus chegam para melhorar ainda mais o transporte público na cidade", afirmou.
Gratuidade
O tema gratuidade para pessoas a partir de 60 anos voltou a ser comentado pelo chefe do Executivo, bem como o vencimento do contrato com a empresa CS Brasil, que termina no fim deste mês. "Temos, hoje, cerca de 32% de gratuidade para jovens, idosos acima dos 65 anos e pessoas com deficiência. Para que pessoas utilizem gratuitamente o transporte coletivo alguém tem que pagar a conta. Já em relação ao contrato com a CS Brasil, o pedido de prorrogação do contrato está sendo analisado pela Secretaria de Transportes", concluiu.