Um levantamento feito pela reportagem, na última sexta-feira, mostrou que ao todo, os municípios do Alto Tietê possuem 230 casos confirmados de dengue.
Os sete municípios do Alto Tietê apurados foram Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Biritiba Mirim.
Arujá é o município que mais tem pessoas com a doença, ao todo são 56 habitantes já diagnosticados com dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mensalmente são instaladas 150 telas de caixa d'água e entregues a moradores, além de dez mil vistorias a imóveis, 15 toneladas de pneus recolhidos em borracharias, terrenos e vias públicas e três toneladas de inservíveis retirados de quintais.
Suzano está em segundo lugar, se comparado os índices de forma decrescente. Ao todo são 42 casos, segundo  a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda de acordo com a pasta, o período de chuvas do começo do ano favoreceu para o aumento dos casos já registrados.
Mogi das Cruzes é a terceira cidade que mais contabiliza casos de dengue, 37 confirmados no total.
Em Itaquá já foram contabilizadas 33 pessoas com o diagnóstico de dengue. No município de Biritiba Mirim, o total é próximo da cidade que foi citada anteriormente, contabilizando 31 pessoas com a doença.
Ferraz de Vasconcelos tem 22 casos e é o penúltimo com maior índice de dengue. Já a cidade com menos registro da doença é Poá, que possui nove habitantes com a doença.
Em alerta
Como divulgado pelo Grupo Mogi News na última quinta-feira, o Ministério da Saúde fez o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 e Arujá é a cidade que apresenta o mais alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya.
A cidade apresenta um Índice de Infestação Predial (IIP) de 6,0%.
*Texto supervisionado pelo editor.