A Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos vistoriou, entre março e abril, 62 depósitos de materiais de construção instalados com o objetivo de verificar a presença de amianto nos produtos vendidos nestes estabelecimentos. De acordo com o órgão, a ação foi positiva, visto que a substância não foi encontrada no município.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, foi necessário realizar estas fiscalizações, uma vez que a última ocorreu há dois anos. "Na última nós interditamos dez lotes de produtos que continham amianto", afirmou.
Vale destacar que a substância é cancerígena e a Lei 12.684, de 26 de julho de 2007, determina a proibição de seu uso em qualquer material no Estado de São Paulo. "As vistorias deste ano nos mostraram o quanto evoluímos nesta questão e esperamos continuar com este saldo positivo, até mesmo porque os proprietários dos estabelecimentos por onde passamos foram orientados", disse Karina sobre o sucesso da iniciativa e da expectativa daqui para frente.
Para que a legislação seja cumprida, a Vigilância de Ferraz vistoria locais a partir de denúncias e também realizará esta ação novamente no próximo ano.