Para a temporada deste ano, o União Mogi conta com novidades na empresa gestora do clube, na comissão técnica e no elenco. Na mesma medida que o clima de novidade entre os profissionais pode ser prejudicial, pela falta de entrosamento, os novos ares podem ser o diferencial para a tão sonhada classificação para a terceira divisão do Campeonato Paulista.
O primeiro passo para esse feito será dado amanhã, contra o Joseense, às 10 horas, no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi, pelo Paulista da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão estadual).
De acordo com o atual gerente de futebol do alvirrubro, Ronaldo de Siqueira, as mudanças começaram com a comissão técnica, qualificando os profissionais que estarão à frente do União neste ano. Além disso, outra novidade que Siqueira fez questão de ressaltar foi que atualmente não há atletas pagando por vaga no elenco, ou seja, usando o clube como vitrine. "Os meninos foram rigorosamente selecionados, não temos nada preso com nenhum jogador de futebol", disse.
Mesmo não podendo pagar altos salários, Siqueira informou que o elenco é composto por jogadores que já passaram por times grandes e que, "dentro dos valores do clube", aceitaram a proposta de jogar no alvirrubro. Ao todo, 18 jogadores estão inscritos para defender as cores do União na estreia do Paulista, sendo 13 atletas profissionais e 5 da base. Segundo o gerente de futebol, para as próximas partidas, já estarão inscritos os 26 atletas que, hoje, fazem parte do grupo do União.
O comando técnico também foi renovado. Trabalhando desde o começo do ano, Gelson Fogazzi e sua equipe querem trazer o temperamento gaúcho para o clube, com muita intensidade e marcação. Para ele, os jogos-treinos foram positivos e ajudaram a definir os atletas mais preparados para fechar o elenco.
Na opinião de Fogazzi, o mais difícil da Segundona é a falta de informação sobre os adversários. "Temos que ter uma precaução porque não sabemos o que vem do lado de lá. Temos sistemas táticos montados e três ou quatro variações dependendo do que ocorrer no jogo", apontou.
Elenco pronto
As novidades também passam pela renovação do elenco, montado no primeiro semestre do ano. O centroavante do União, Alan Vinicius, 19 anos, nascido em Marília, chegou a menos de um mês e quer transformar a ansiedade em vontade para a estreia, amanhã. "Vim para ajudar o elenco, acreditando no trabalho de cada um dos companheiros", destacou o jovem atacante.
Bastante animado, o ponta esquerda Lucas Siqueira, 19, que já passou pelas categorias de base do clube anteriormente, vê agora, como profissional, a sua chance de ouro. "É o jogo de estreia, um jogo bem importante em que precisamos colocar em prática o que treinamos para ganhar confiança", concluiu o ponta esquerda.
* Texto supervisionado pelo editor.