Em uma reunião realizada na tarde de ontem, na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, com a participação de pais de alunos, a direção da escola e representantes da Diretoria de Ensino e do governo do Estado, ficou acertado que um portão automático será instalado no prédio da unidade educacional, além da entrega das carteirinhas pelos alunos para comprovar a identificação ao entrar na escola. Essas novas medidas entram em vigor em 3 de maio.
Outro ponto discutido, no entanto, ainda sem data para ocorrer, é a colocação de bloqueios na entrada da Raul Brasil. Esses equipamentos, também conhecidos como catracas, serão doados, porém, necessitam de uma cobertura para serem instalados. Não há informações sobre de onde seria retirado recurso para implantar os aparelhos. A restauração do prédio também foi abordada na reunião e o projeto será apresentado na semana que vem. Em julho, durante as férias, está programado o início das obras.
É importante ressaltar que essas ações ganharam corpo após os assassinatos ocorridos em 13 de março, no interior da escola, quando dois atiradores entraram no local pela porta da frente e atiraram em alunos e funcionários. Na ação, nove pessoas morreram, entre elas os atiradores.