Para manter a qualidade da água distribuída à população, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) inicia na próxima semana um processo de limpeza dos reservatórios instalados em vários pontos da cidade. O serviço exigirá a interrupção do fornecimento de água. Por isso, a autarquia reforça a orientação para que as pessoas utilizem água de forma racional, evitando ações como limpeza de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho. O procedimento também atende à legislação sanitária.
Nesta primeira semana, os serviços serão realizados nos reservatórios da Vila da Prata, Parque Morumbi, Jardim Boa Vista, Vila Pomar, Vila Rei e Barroso, totalizando 16 bairros em área de abrangência. "Assim como em nossa casa devemos fazer a limpeza periódica da caixa-d'água, o Semae faz a limpeza dos reservatórios para garantir a boa qualidade da água que distribuímos", explica a diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água, Milena Forte.
Os moradores que possuem caixa-d'água não sentirão os efeitos da paralisação no fornecimento. Por isso, mais uma vez, a autarquia recomenda a instalação para as pessoas que ainda não possuem este dispositivo em casa - ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas.
A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água da rua. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.