Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), está promovendo ações educativas sobre o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, que foi comemorado em 2 de abril. A iniciativa é realizada em cumprimento à Lei Municipal 6.939, de 11 de julho de 2014, que instituiu a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Para marcar o encerramento das ações neste ano, a secretaria realizou, na semana passada, três palestras com foco em gestantes e profissionais da Educação. A educadora de Saúde, Letícia Casarolli, visitou o Programa Mãe Mogiana para um bate-papo com as futuras mães e falou sobre os sinais de risco para o autismo. As gestantes receberam orientações básicas que sinalizam possíveis alterações no desenvolvimento das crianças.
Em outros dois encontros, a educadora participou da capacitação das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da Secretaria Municipal de Educação, realizados no auditório do Cemforpe, abordando temas de atenção como identificação comportamental, orientação aos pais e o estímulo no cotidiano das crianças. No total, foram capacitados cerca de 1,3 mil profissionais.
"Temos que ter um olhar criterioso para o desenvolvimento das crianças, pois quanto mais cedo forem identificados os sinais, mais chances elas terão de não apresentarem nenhuma patologia", disse a educadora. Letícia também ressaltou a importância da empatia. "O desafio não é apenas dos pais, o desafio também é nosso", completou.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, parabenizou as ações e o comprometimento dos profissionais envolvidos. "Ter um profissional capacitado para auxiliar a criança em sua formação com certeza pode fazer a diferença no seu desenvolvimento e qualidade de vida", afirmou.