O descarte ilegal de lixo foi o tema central da 14ª Semana Monteiro Lobato da Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini. Encerrada ontem, ela levou reflexões a respeito do cuidado com o meio ambiente para 1.250 crianças da rede municipal de ensino.
Com a peça "A Fórmula Secreta do Visconde", a Cia. Toa de Teatro levou Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, o sabugo de milho mais inteligente do mundo, a bruxa Cuca e todo o universo do Sítio do Picapau Amarelo para dentro da unidade da Secretaria de Cultura e Turismo, ao longo de toda a semana.
Danos causados ao meio ambiente e à saúde foram assuntos tratados na peça teatral. "A Semana é feita para aproximar os estudantes dos livros e homenagear Monteiro Lobato. Além de mostrar um pouco do trabalho dos diretores e atores que atuam nas peças gratuitamente, sempre traz assuntos importantes por acreditar no potencial das crianças como multiplicadores de conhecimento, inclusive dentro de casa", explicou a bibliotecária Dalva Sabino.
Nesta edição, participaram crianças de 20 escolas municipais, entre as quais Cecília Caraça Mineiro Coutinho, Bairro da Penhinha, Amadeu de Angelis, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Presente no evento, o diretor-geral da prefeitura e responsável pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Joncy José da Silva Filho, ressaltou a importância das reflexões. "São assuntos do nosso dia a dia e as crianças absorvem tudo com muita naturalidade. Todos os atores, equipe técnica e direção da peça teatral, assim como a equipe da Biblioteca, estão de parabéns por mais uma excelente Semana Monteiro Lobato", disse.