Nos primeiros dias da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que começou quarta-feira passada, algumas mães já se adiantaram e levaram os filhos para serem imunizados. A reportagem foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo para acompanhar esse início de procura pela vacina e verificou que ainda é baixa.
O professor Alexandre da Silva, de 39 anos, contou que sempre leva seu filho ao posto no início das campanhas, já que mora perto da UBS. "Sempre o trago logo no começo para evitar que pegue algum vírus, caso surja um surto da doença. Fazendo isso nas datas certas de todas as vacinas, eu diminuo a chance dele ser infectado", explicou.
A vendedora Thamires Neves, 29, levou o filho para tomar três vacinas de uma só vez. "Ele é bonzinho, só fica um pouco enjoado nos dois dias após a injeção, mas depois melhora. Eu faço compressas com água quente no local da aplicação e, quando necessário, dou remédio para amenizar a dor", explicou.
A estudante Meiriane Correa, 20, estava levando o filho ao pediatra e, quando soube da vacinação, por meio da reportagem do Mogi News, resolveu aproveitar a situação para imunizar o pequeno contra a gripe. "Eu sempre choro em dias de vacina, então, peço sempre para o meu esposo trazê-lo, porém, como já estou aqui, acho que vou aproveitar para vaciná-lo também".
Prioritários
Segundo o secretário de Saúde, Francisco Bezerra, antes da chegada do inverno é imprescindível que gestantes, mulheres que passaram por trabalho de parto em até 45 dias, e crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias se imunizem. "Para esse ano, estamos trazendo também uma prévia do Dia D, programada para o sábado, dia 27 de abril, que deve contribuir para impulsionar as imunizações.", anunciou. (veja mais no quadro).
*Texto supervisionado pelo editor.