A Escola Estadual Professor Raul Brasil recebeu ontem os pais que estavam pedindo mais informações por parte da diretoria sobre o retorno das aulas. O coordenador de Gestão Básica, Caetano Siqueira, explicou que a Diretoria de Ensino já abriu um edital para a contratação de professores eventuais e está trabalhando com novos canais de comunicação junto aos pais dos alunos.
A reunião começou por volta das 11 horas e só foi realizada porque os pais se organizaram, por meio de um aplicativo de mensagens, a fim de irem até a escola cobrar mais informações.
A mãe de dois alunos que estudam na Raul Brasil, Regiane de Jesus Oliveira Santos, de 34 anos, disse que as informações não estavam claras. "A escola estava bem complicada, ninguém falava nada. Eu ligava lá e nada. Vamos ver no que essa reunião vai dar, para depois, começar a cobrar as coisas''.
Após a reunião, o coordenador disse que mudanças na parte da comunicação já estão sendo feitas. "Nós combinamos, com os pais, novos canais de comunicação para eles. Nós também combinamos formas de fazer o atendimento de uma maneira que eles consigam agendar antes, ligando ou mandando e-mail'', destacou Siqueira, que ainda revelou que três professores da escola entraram de licença, porém a Diretoria de Ensino já abriu um edital para a contratação de eventuais.
A contadora Juliana do Santos, 35, mãe de duas alunas, apontou que a diretoria da escola aparentou estar perdida. "Em muitas coisas eles ainda não têm nenhum plano definido, em algumas medidas eles não conseguiram explicar direito. Porém o que nós tentamos passar para eles é que nós, como pais, queremos estar juntos com a escola, porque é um interesse dos nossos filhos. Então, o que for preciso ser feito da nossa parte, será realizado".
Sobre a grade das aulas, a professora de Português, Sandra Perez, afirmou que a comunidade escolar precisa ter calma e paciência. "Desde a semana passada, os alunos e os pais já estavam pedindo aulas. Com isso nós percebemos que já tínhamos um certo controle de toda essa situação para retornar a rotina do nosso aluno. Hoje já teve aula. Eu ministrei cinco aulas aos terceiros anos e percebi um clima legal'', contou a professora.
Polícia Militar
Além da reunião dos pais com a direção da escola, houve um encontro com 74 dirigentes da Diretoria Regional de Ensino e o 32º Batalhão, acompanhado dos comandantes das companhias de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. O objetivo do encontro foi apontar novas medidas de segurança no perímetro das unidades de ensino. Na noite de ontem ainda foi realizada uma nova reunião que estava prevista um debate sobre a segurança da escola. 
*Texto supervisionado pelo editor.