A renovação urbanística das praças Oswaldo Cruz, Sacadura Cabral e Diego Chavedar, iniciadas esta semana pela prefeitura, possibilitará a criação de um núcleo de segurança central, já que uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) será construída na praça
Oswaldo Cruz. Ontem, o prefeito Marcus Melo (PSDB) e o secretário de Obras, Walter Zago fizeram uma visita aos locais, que ficam há poucos metros de distância um do outro, para uma vistoria do projeto.
Além de destacarem a importância da segurança para a área, ouviram a reivindicação de taxistas que atuam nas praças. Com investimento de R$ 3.930.632,99, as obras devem ser concluídas em 18 meses.
O objetivo da prefeitura é criar um sistema de monitoramento para fortalecer a segurança da área central. Anos atrás, a Polícia Militar (PM) mantinha uma base na praça Oswaldo Cruz, que precisou ser retirada após a construção dos novos túneis e, como o desejo não é retornar com um polo no local, a prefeitura irá instalar um espaço para a GCM. "A Polícia Militar sinalizou que não manteria mais a base, então o prefeito decidiu implantar uma base da GCM, o que não é só uma reivindicação, mas está dentro do Plano de Segurança. A proposta é que haja um núcleo de segurança nessa região, com câmeras e um centro de controle de segurança", explicou Zago.
Além do reforço da segurança, a criação de vagas de estacionamento e um local adequado de embarque e desembarque para os taxistas e passageiros são outras das prioridades. Isso ajudará a manter um fluxo mais rápido no trânsito. "Vamos reforçar a segurança central com um sistema de monitoramento moderno, junto a isso, queremos disponibilizar áreas de estacionamento. Um pedido dos taxistas é ter locais de fácil acesso aos usuários da estação de trem", disse Melo.
Com a revitalização, a praça Oswaldo Cruz terá uma faixa de travessia elevada, ponto de táxi, banca de jornal, bicicletário, área de carga e descarga, praça infantil, base da GCM e rede Wi-Fi. Na Sacadura Cabral, a população poderá contar com um ponto de táxi, faixa de travessia elevada, áreas de embarque e desembarque, monitoramento e Wi-Fi, bicicletário e travessia de pedestres em nível. Já na Diego Chavedar, a nova praça terá instalação de pontos de ônibus, área de embarque e desembarque, espaço de atividades com arquibancada, estacionamento para 21 vagas e bicicletário.