Moradores de Ferraz de Vasconcelos reclamam de descarte irregular de entulhos na Estrada do Paiol. Esmael da Silva, de 64 anos, é autônomo, mora próximo ao local e disse que o problema ocorre há cerca de um mês em horários esporádicos. Embora algumas medidas tenham sido tomadas, a situação ainda não foi resolvida.
O terreno é particular, mas até a prefeitura já interviu com tentativas de resolução. Segundo Silva, caminhões descartam lixo e terra nessa área quando a Guarda Civil Municipal (GCM) não está em horário de fiscalização. Ele acha que as pessoas que estão poluindo o local monitoram o horário de trabalho da GCM.
O morador já entrou em contato com a prefeitura e, de acordo com ele, foram colocadas pedras no terreno para impedir que as pessoas entrassem e descartassem mais entulho. Porém, a medida também não obteve resultados positivos.
A poluição é um dos principais problemas para os habitantes."Para mim, isto é um crime ambiental. Eu tenho medo de chover forte no bairro e todo esse lixo ficar espalhado pelas ruas", contou Esmael.
Ele também já conversou com o proprietário da área e, embora ele more em outro lugar, já tentou reverter o problema. "Antes desses descartes, houve uma tentativa de invasão no terreno. Esta é uma briga que dura há um bom tempo", ressaltou.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas não obtive resposta.
*Texto supervisionado pelo editor.