O prefeito Marcus Melo (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, realizaram ontem a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, no Posto de Saúde da Vila Suíssa. A estimativa é imunizar 120 mil pessoas dos grupos prioritários.
Os públicos-alvos que começarão a ser imunizado são os de gestantes; crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; e mulheres com intervalo de até 45 dias após o parto. A novidade é a extensão da vacina para crianças já que, até o ano passado, era voltada para quem tinha até os cinco anos incompletos.
A partir do dia 22 de abril, a imunização ocorrerá para outros grupos, como trabalhadores da Saúde, professores, povos indígenas e idosos. Já no dia 4 de maio, a dose será liberada para a população.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Mogi, Lilian Peres Mendes, fez questão de desmistificar os perigos da vacina e reforçou que o medicamento não apresenta riscos. "O principal objetivo é prevenir complicações da doença e, muitas vezes, as pessoas confundem gripe com resfriado. A vacina da gripe não é feita de vírus vivo, mas sim, de fragmentos do vírus. Então, ela não consegue causar a doença".
Locais
A vacina contra a gripe é encontrada nos postos de saúde e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (USF). Segundo a Secretaria de Saúde, são 35 salas disponíveis para atender a população.
Acamados
Desde o dia 25 de março, o cadastramento dos pacientes acamados, que não possuem condições de sair da residência para se imunizar, está aberto. O prazo para solicitar a vacinação domiciliar é dia 30 de abril. A solicitação deve ser feita pelo telefone 4798-6768, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30.
*Texto supervisionado pelo editor.