O Sesi de Mogi das Cruzes recebe amanhã, com sessões às 15 e 19 horas, o espetáculo Refugo Urbano, da Trupe DuNaVô. Com uma linguagem bem-humorada e poética, em uma narrativa sobre o cotidiano simples, o espetáculo discute as realidades das pessoas colocadas à margem da sociedade e reflete sobre as coisas que descartamos. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi, em www.sesisp.org.br/meu-sesi ou retirados na portaria.
Na história, dois desconhecidos, representados por palhaços, se apaixonam: uma é catadora de recicláveis, o outro, um lixeiro. Juntos, descobrem o que há de mágico na trágica dureza das ruas e do caos da cidade grande. Eles criam seu próprio universo, construído de tudo o que é abandonado pelos outros, para viver uma história de amor em que as características do lixeiro metódico, racional e organizado se misturam à criatividade e a intensidade de uma catadora que guarda consigo um mundo escondido entre sacos plásticos e papelões.
Em Refugo Urbano, a reciclagem e o lixo são aspectos marcantes na montagem - que propõe rever os materiais que descartamos e como eles podem produzir um novo mundo. O espetáculo dialoga com todos que já tenham se inquietado com a realidade urbana, e também com aqueles que se habituaram a não ver os vendedores, panfleteiros, garis, porteiros, pedintes e outros invisíveis da nossa sociedade.
A peça foi ganhadora do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Femsa Coca-Cola), na categoria Sustentabilidade, pelo uso criativo de sucatas e material reciclado, retratando com sensibilidade o universo dos moradores de rua nas grandes cidades.