Os cinco principais índices criminais, homicídio, roubo, roubo de veículo, furto e furto de veículo, tiveram um aumento de 7,34% no primeiro trimestre deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Neste ano foram registrados 5.936 delitos, já de janeiro a março de 2018, foram 5.530 casos. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). (Veja os dados completos na tabela abaixo)
Nos períodos, foram 20 os casos de homicídios em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. A cidade que mais registrou assassinatos este ano foi Mogi, com sete, em seguida Itaquaquecetuba com cinco e depois, Suzano e Ferraz com três cada. Em Suzano, por exemplo, um dos casos registrados se refere às oito mortes ocorridas em 13 de março na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Na ocasião, os dois atiradores também morreram.
Os casos de roubo diminuíram, apesar de apresentar pouca diferença nos dados deste ano com os do ano passado. Foram 1.911 em janeiro a março contra 1.929 do mesmo período do ano passado. A cidade que mais teve roubos neste primeiro trimestre foi Itaquá, com 734, aumentando em 9%. Poá foi a qual registrou as menores ocorrências. Para se ter uma ideia, este ano foram 184 e ano passado 214. Além disso, Poá apresentou uma diminuição de 14%. Nas ocorrências de furto também é possível identificar um aumento nos casos, já que foram 2.732 este ano contra 2.390 ano passado.