Com a chegada da Semana Santa, alguns consumidores que antes não deixavam de comemorar a data com o tradicional bacalhau, hoje dão preferência para outros tipos de peixes e pagam ainda mais barato. No entanto, mesmo com o descontentamento de alguns consumidores pelo preço do bacalhau, as peixarias continuam com as vendas impulsionadas.
Em um mercado no centro de Mogi das Cruzes, a aposentada Tereza Silva, 67 anos, estava em dúvida se levava ou não o bacalhau. "O pessoal da minha família gosta muito, mas, com esses preços, fica complicado levar. Talvez eu compre o peixe fresco mesmo ou um pouco de camarão para fazer um risoto, assim sai mais barato", calculou a consumidora.
Já o motorista Daniel Dias, 41, não aprova o gosto do bacalhau e tem preferência por outros, como a tilápia. "Nessa comemoração que vamos fazer da Páscoa, minha mãe também não vai comprar o bacalhau porque disse que está bem caro, mas como eu sou um pouco enjoado e não gosto, acabo não me importando com isso", afirmou.
O camarão de criadouro foi uma das opções que a dona de casa Iranilda da Costa, 55, adquiriu ontem, no Mercado Municipal, o Mercadão da cidade. "O preço do bacalhau está muito salgado, então eu não comprei. Na comemoração com a minha família, cada pessoa vai levar um prato mas, dessa vez, o bacalhau vai ficar de fora", disse.
Outra alternativa são os bolinhos fritos de bacalhau, para quem não quer exclui-lo do cardápio. O autônomo Ruy Gomes, 34, disse que já comprou os bolinhos e está só esperando a sexta-feira chegar. "Hoje também vim aqui na peixaria comprar sardinha, o bacalhau está caro e não vou levar. Também compramos sardinhas em lata para fazer patês e deixar a ceia com mais variedade", destacou.
Em contrapartida, o balconista de uma peixaria afirmou que os preços não subiram nesta Páscoa. "Eles são os mesmos há quatro anos, então as pessoas que compram aqui não estão reclamando. Elas também deixam tudo para a última hora, então é nesta semana que estamos vendendo mais, já que a data está próxima", explicou Paulo Yamato, 60.
O proprietário de uma peixaria localizada no centro da cidade disse que os peixes mais vendidos são corvina, tainha e anchova. "Como nós não trabalhamos com o bacalhau, só conseguimos informar sobre as vendas dos outros peixes e posso dizer que elas estão indo muito bem. Os três que mais vendemos têm recebido cada vez mais procura", confirmou Lucas Moura, 28.
Entretanto, a vendedora Fabiana dos Santos, 32, de um hortifrúti, que comercializa somente o bacalhau, disse que ele está sendo bem procurado. "Já que os preços não subiram em relação à semana passada, o pessoal continua procurando bastante", explicou. Ela também contou que o estabelecimento só vai fazer promoções se as vendas entrarem em queda.
* Texto supervisionado pelo editor.