A relação de rios e córregos da região que estarão no projeto de desassoreamento, com o objetivo de minimizar os problemas provocados pelos alagamentos, ainda não foi entregue pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), conforme informação divulgada à reportagem. Em matéria publicada pelo Grupo Mogi News em 24 de março, o DAEE havia informado que o projeto ficaria pronto em abril.
À época, a autarquia não divulgou detalhes sobre valores, mas disse que no plano de ação, além de apresentar quais os rios e córregos que serão desassoreados, estaria incluso os investimentos e fontes de receita, além de prazo para a implantação.
O Condemat confirmou que articulações estão sendo realizadas diretamente com os municípios e o órgão faz a gestão junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. "A expectativa é de que em breve essas informações sejam disponibilizadas para o consórcio, porém, não foi estabelecida uma data para isso", esclareceu o Condemat. Durante uma reunião realizada na sede do consórcio, em Mogi das Cruzes, o secretário da pasta, Marcos Penido, chegou a afirmar que o desassoreamento dos rios e córregos é uma prioridade da secretaria. A reportagem questionou o DAEE sobre o projeto, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.