A carteira de vacinação atualizada dos estudantes das escolas municipais e particulares de Mogi das Cruzes terão que ser apresentadas no ato da matrícula ou rematrícula nas instituições. Isso porque, ontem, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 93/2018, que obriga a exigência do documento por parte da escola.
A propositura é de autoria dos vereadores Mauro Araújo (MDB), Antonio Lino (PSD) e Protassio Nogueira (PSD) e funcionará da seguinte forma: quando o responsável realizar a matrícula ou rematrícula do estudante em qualquer instituição municipal ou particular precisará apresentar a carteira de vacinação atualizada para que o Poder Público tenha conhecimento se a criança está em dia com as imunizações.
A medida proposta pelos parlamentares tem como objetivo intensificar as ações de saúde pública realizadas na cidade. De acordo com Araújo, a proposta surgiu com a preocupação de pessoas que eventualmente deixam de vacinar os filhos. "Ano após ano as pessoas estão deixando de se preocupar com certas doenças e deixando de vacinar os filhos, aumentando risco de surtos de sarampo, meningite e poliomielite. Os pais não dão mais a importância que se dava no passado", apontou Araújo.
No entanto, um dos empecilhos colocados pelo vereador Araújo na aplicação da lei é o fato de que existem entre sete e oito modelos de cadernetas de vacinação, por isso, levantou a possibilidade da criação de um modelo unificado no município. "Temos uns sete ou oito modelos diferentes de carteira de vacinação, o que vai dificultar a aplicação da lei. Precisamos criar um modelo unificado para durar por anos", afirmou.
Para o vereador Nogueira, falta prevenção. "Infelizmente, a maioria das pessoas se preocupam quando há notícias de óbitos por conta das doenças. É preciso mais prevenção".
Outro vereador que também comentou sobre a importância da vacinação foi Carlos Evaristo (PSD). Ele ressaltou que é dever da família vacinar os filhos, mas, a ação acaba sendo esquecida. "Infelizmente no Brasil só fazemos as coisas quando somos obrigados, acaba sendo doloroso chamar atenção dos pais para essa lei e ela com certeza vai disciplinar a cidade", disse.
Animais
O Centro de Bem Estar Animal foi foco de uma discussão ontem em plenário. De acordo com Araújo, é preciso atenção para o conforto de quem utiliza o espaço. "Já me comprometi 100% da minha emenda parlamentar para lá. Cheguei às 9 horas e havia centenas de pessoas esperando atendimento sem o mínimo de conforto", revelou. Uma possível ampliação do espaço também foi discutida, já que há um curral ao lado, pouco utilizado.