A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta semana as obras de melhoria da acessibilidade na região próxima à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os trabalhos compreendem a ampliação de calçadas nas ruas Joaquim Fabiano de Melo e Carmem de Moura Santos, o que facilitará o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.
"As obras de acessibilidade e alargamento das calçadas resolverão uma reivindicação de muitos anos trazida para a prefeitura pela direção da Apae e pelos pais dos alunos. É também um respeito às pessoas com dificuldade de locomoção, que não terão mais que disputar espaço com os postes ou então com os carros nas ruas", afirmou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Ao todo, 260 metros lineares de calçadas serão alargados e passarão a ter 2,3 metros de largura. O trabalho beneficiará a calçada do lado direito da rua Joaquim Fabiano de Melo, entre a rua Ipiranga e a rua Carmem de Moura Santos, e o lado esquerdo da rua Carmem de Moura Santos, entre a rua Joaquim Fabiano de Melo e a rua Doutor Deodato Wertheimer.
Também serão implantadas duas lombofaixas para ampliar a segurança viária, uma em cada via beneficiada com o alargamento de calçadas, e rampas de acessibilidade para cadeirantes. Postes de energia elétrica também serão realocados para permitir maior espaço para a circulação das pessoas.
O investimento é de
R$ 323.004,25, fruto de uma emenda parlamentar e investimento municipal. A empresa CG Engenharia foi a vencedora do processo de licitação e é a responsável pelas obras. A previsão é concluir os serviços em julho.
As intervenções começaram pelo quarteirão da rua Joaquim Fabiano de Melo entre as ruas Carmem de Moura Santos e Nilo Peçanha. No local, os paralelepípedos já estão sendo retirados no espaço em que a calçada será ampliada.