A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sedia nesta segunda-feira, às 14 horas, a audiência de encerramento da campanha Abril Marrom 2019, que trata da prevenção e combate aos diferentes tipos de cegueira. A edição deste ano conta com o apoio e atuação do deputado estadual André do Prado (PR). O evento na sede do Legislativo paulista é uma parceria com o Instituto Suel Abujamra. Diferentes especialistas da área oftalmológica darão palestras e vão falar sobre os avanços e desafios da saúde dos olhos no Estado.
O tema central deste ano é o glaucoma, uma doença causada, entre outras coisas, pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, se não for tratada, pode levar à cegueira, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Esta é a causa, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da falta de visão em mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil até o ano passado.
"A conscientização é fundamental para que as pessoas saibam sobre os riscos e os cuidados que precisam ter com a saúde dos olhos. Entre 60% e 70% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem aos sinais e buscassem a ajuda de especialistas", comentou o parlamentar. Prado se colocou à disposição para batalhar pelo ingresso da campanha no calendário oficial do Estado e para que a iniciativa se estenda aos municípios que ainda não reconhecem a medida.
O objetivo da campanha Abril Marrom é estimular a busca pelo conhecimento para que a conscientização faça com que as pessoas passem a se cuidar mais. A inspiração para o marrom vem do fato de a maior parte da população brasileira ter os olhos castanhos.