A Secretaria de Assistência Social realizou um ato de intervenção na Associação Maranathá de Mogi das Cruzes devido a diversas irregularidades na prestação de contas da organização. Segundo a titular da pasta, Neusa Marialva, outras organizações sociais da região, prosseguem sem nenhum tipo de anormalidade. Os problemas iniciaram em outubro do ano passado, mas se acentuaram nas últimas semanas, comprometendo a qualidade dos serviços prestados ao usuários.
De acordo com a secretária, a nova associação que ficará no lugar da Maranathá ainda não foi definida. "A partir desta intervenção, a administração pública estará à frente de todo esse processo. Nós já estamos conversando com algumas entidades, principalmente com uma organização chamada Associação Afro Brasileira mas, até o momento, não foi nada definido'', disse.
A Associação Maranathá é responsável por quatro serviços - Casa Abrigo para Homens, Casa de Passagem para Homens, Casa de Passagem para Mulheres e Residência Inclusiva - que atendem 116 pessoas da região. A entidade recebe mensalmente R$ 162 mil, dos quais a maior parte, 70%, vem da prefeitura.
Neusa afirmou que os atendimentos continuarão nos mesmos locais e que os serviços prestados irão permanecer os mesmos, independentemente da organização que ficará responsável. Porém, a Associação Maranathá continuará com os seus serviços  gradualmente, não havendo nenhum tipo de abandono do local ou dos atendimentos.
A secretária salientou que a associação tem um histórico de bons serviços prestados à cidade, mas nos últimos meses foram verificadas diversas irregularidades nas prestações de contas. "Apesar do apoio e orientação dos técnicos de monitoramento e do setor financeiro, a entidade não conseguiu regularizar a situação", explicou. A alternativa, segundo ela, foi buscar uma nova organização capacitada para assumir os serviços com eficiência.
Neusa confirmou que outras organizações sociais da região, que prestam serviços na cidade, prosseguem sem nenhum tipo de anormalidade e estão com todas suas prestações de contas regulares.
* Texto supervisionado pelo editor.