Um ano após o plantio de 40 mudas de espécies nativas na Praça da Liberdade, em Jundiapeba, como parte do Programa Mogi Mais Verde, as árvores cresceram e contam com a proteção dos moradores, que se revezaram nos cuidados durante esse período. As árvores se desenvolveram e estão ganhando altura e porte. Em visita ao local na última segunda-feira, técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente constataram os bons resultados da iniciativa.
"Nós pudemos perceber que as arvores em breve começarão a oferecer alguns serviços ambientais característicos da arborização urbana, como infiltração de água de chuva para recarga dos aquíferos subterrâneos, conforto climático (sombra), abrigo e proteção da biodiversidade, como aves, insetos e pequenos animais, além do paisagismo e valorização estética do bairro como um todo", explicou o diretor da Secretaria do Verde, André Miragaia.
O plantio das árvores aconteceu no dia 9 de março do ano passado. Anteriormente, em 2017, a Secretaria do Verde já havia promovido o plantio de 84 mudas, porém, as ações de vandalismo acabaram destruindo todo o trabalho realizado.
Em 2018, ao lado da comunidade de Jundiapeba, a secretaria decidiu retomar o projeto de arborização na região e voltou a plantar árvores na mesma praça. Nesta nova tentativa, houve o reforço da comunidade do entorno e de alunos e professores das escolas locais, como o Cempre Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi e a Escola Estadual Professor Cid Boucault.
"A participação da comunidade é fundamental", explica Miragaia. "Da primeira vez que fizemos os plantios, tivemos a perda de todas as mudas. Já em 2018, os moradores e os estudantes entenderam e nos auxiliaram a proteger o espaço e se engajaram na conscientização dos moradores, o que está dando ótimos resultados", completa.