Uma das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas na semana passada foi a Vila Romana, em Poá. Por conta dos alagamentos provocados pela intensidade das águas, muitos moradores viveram momentos de tensão com as cheias. Em vídeos gravados pela população, residências aparecem sendo cercadas pela água, impedindo o acesso das pessoas às suas casas.
Entre os moradores prejudicados está Amanda Thamires Melo de Araújo, de 27 anos. Ela contou que não é a primeira vez que isso acontece. "Neste ano, foram uns três alagamentos aqui na região. Quando a chuva forte cai, é certeza que vai alagar'', lamentou.
Para o aposentado Irlair Miguel Montovani, 62, o projeto do piscinão está sendo uma obra mal realizada. "Isso que eles fizeram, não está resolvendo muita coisa, é um projeto errado. Não resolve nada, quando enche, a água volta e para aqui na rua. As ruas ficam cheias de lixo, com mal cheiro e até com ratos. Parece que moramos dentro de um esgoto'', protestou o morador.
Algumas pessoas na região da Vila Romana conseguiram gravar o ocorrido. Cleonice das Graças Assis, 61, foi uma das moradoras que filmou o alagamento na rua Afonso Pena. Segundo ela, o prefeito foi conversar com os moradores da região, para pedir desculpas. "Do jeito que tá parecendo, só o centro importa, nós aqui da região temos que ficar desse jeito. Quando eu vejo que está chovendo, já fico com medo de alagar tudo e fico preocupada com algumas casas aqui da rua, pois, quando chove, entra tudo'', denunciou.
Porém, para o segurança e morador do bairro, Ailton Pereira Nascimento, 54, o projeto está cumprindo com o que prometeu, beneficiando o centro da cidade. "Essa obra do piscinão está indo de acordo com o que eles passaram para a população. Infelizmente, nós moramos em um lugar bem desfavorecido, mas para quem mora e trabalha no centro, está sendo perfeito'', comparou.
A prefeitura informou que as obras do Piscinão da Vila Romana não foram completamente finalizadas. Segundo o prefeito Gian Lopes (PR), o estágio atual dos serviços já foi suficiente para evitar enchentes na região central e em outros bairros de Poá no período chuvoso. A situação também contribuiu para avaliar possíveis mudanças no projeto.
Além da construção do piscinão, foram realizadas obras de contenção no córrego Paredão, na Vila Romana. A prefeitura planeja a construção de um muro de arrimo e estruturas de contenção de água. Já no bairro Nova Poá, começou também uma obra de recuperação no córrego Campo Grande. O município também tem realizado a limpeza de outros córregos na cidade e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos têm acelerado ações, como a limpeza de galerias, ruas, bocas de lobo, sarjetas e bueiros.
Obras
A avenida Vicente Leporace, que fica ao lado do piscinão da cidade, está sendo interditada há pelo menos duas semanas. De acordo com a prefeitura, funcionários estão realizando um trabalho de recuperação de uma tubulação que dá passagem para a instalação. A administração municipal também está recuperando a parede do canal que fica dentro da avenida. De acordo com funcionários, o estrago foi feito pelos altos níveis de chuva que aconteceram durante essas semanas.
* Texto supervisionado pelo editor.