O processo para contratação de uma empresa especializada para vistoriar e elaborar laudos de viadutos e passarelas da cidade de Poá já foi iniciado. Dentre essas estruturas, está o Viaduto Tancredo Neves, localizado na região central e que é uma das importantes ligações centro-bairro. A informação foi passada no início da semana pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana da cidade.
Após a interdição da passarela da Vila Perracine, no mês passado, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (Pode), o Edinho do Kemel, solicitou à Prefeitura de Poá, informações sobre as condições estruturais do viaduto que também oferece acesso aos municípios vizinhos de Ferraz de Vasconcelos e de Suzano.
"O laudo estrutural é resultado de uma vistoria detalhada da construção, que serve para identificar seu estado de conservação e eventuais patologias encontradas. Muitos veículos passam no local diariamente. Por esse motivo, a preocupação em manter não só a transparência quanto aos aspectos estruturais, mas assegurar a tranquilidade quanto à segurança necessária àqueles que utilizam o acesso", explicou o vereador. Na época, o requerimento foi endossado por outros parlamentares que também apoiaram a proposta.
A demanda foi encaminhada à prefeitura logo após a tragédia ocorrida em um viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, na capital paulista. Na ocasião, a ponte cedeu cerca de dois metros na madrugada do dia 15 de novembro do ano passado. No acidente, um homem ficou ferido, mas ninguém morreu.
Revitalização
No final do ano passado, a Prefeitura de Poá anunciou uma série de medidas que estão e vão ser tomadas para a revitalização do Viaduto Tancredo Neves. Ainda em 2018, foi feita a limpeza, pintura e melhorias na sinalização de trânsito. De acordo com a administração municipal, a ação faz parte de um programa que tem como intuito preservar as áreas do município e melhorar a segurança no trânsito da região.
* Texto supervisionado pelo editor.